Itens filtrados por data: Março 2018

Não há como negar que a tecnologia tem facilitado (e muito!) várias atividades do nosso dia a dia. Além de nos manter informados por 24 horas diárias, sete dias na semana sobre os principais acontecimentos do mundo, podemos trocar mensagens com nossos amigos distantes, assistir a vídeos, publicar textos, fotos e outras coisas. E isso só cresceu com a chegada de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Mas tanta tecnologia assim pode trazer desvantagens, principalmente à nossa saúde e qualidade de vida. Em entrevista à agência EFE, o médico do esporte Gustavo Magliocca explica que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos eleva o risco de obesidade nos usuários. O motivo é simples: dificilmente o indivíduo movimenta o corpo enquanto faz a utilização do gadget, aumentando as chances de engordar e desenvolver doenças crônicas.

Publicado em Dicas
Segunda, 30 Abril 2018 19:48

Por que a Caça ao Tesouro?

Um dos principais motivos que nos levam a fazer a Caça ao Tesouro tem muito haver com a nossa própria realidade e vivência com nossos filhos.

Nos dias de hoje lidar com as tecnologias que ocupam parte de nosso tempo e ao mesmo tempo educar nossos filhos, tem nos levado a conflitos psicológicos que nos deixam diversas dúvidas na cabeça.

Como educar nossos filhos em um mundo tão digitalizado? Onde a tecnologia une as pessoas distantes e separa as pessoas próximas. Onde mostrar que tem é mais importante que viver o que tem.

Publicado em Dicas
Segunda, 30 Abril 2018 15:37

Nomofobia, você sabe o que é isto?

Nomofobia: uso excessivo de celular pode levar à ansiedade, tremor e até depressão

Tempo no celular não significa vício, mas é preciso cuidado com as consequências

 

Nomofobia não está relacionada ao tempo em que a pessoa fica no aparelho, mas aos prejuízos que o uso acarreta em sua vida

Ansiedade, perda de contato com pessoas próximas, sentir-se mais feliz na vida virtual que na realidade, se preocupar com as curtidas e compartilhamentos de uma foto, e deixar de aproveitar os momentos da vida para postar uma selfie são alguns dos sinais de que você está passando do limite. Uso abusivo do celular pode se tornar um transtorno psicológico, chamado nomofobia, que pode desencadear em depressão, alertam os especialistas.

De acordo com a psicóloga do Programa de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) Dora Goes, o abuso do uso de celular pode se tornar um transtorno, conhecido como nomofobia, do inglês “no mobile phobia” (medo de ficar sem o celular). O excesso não está relacionado ao tempo em que a pessoa fica no aparelho, mas aos prejuízos que o uso acarreta na vida.

Publicado em Dicas
Segunda, 30 Abril 2018 13:31

Aprenda a utilizar uma Bússola

A bússola é um instrumento usado para orientação. Atualmente, existe uma grande variedade de formatos e tamanhos de bússola para atender às mais diversas necessidades. As que são usadas em navios e em aeronaves, por exemplo, são complexos aparelhos mecânicos ou eletrônicos capazes de compensar o movimento e a estrutura metálica da embarcação.

As bússolas de bolso, de menor precisão, são mais usadas por excursionistas e adeptos das trilhas ecológicas. Elas consistem, em geral, em uma agulha magnetizada, que flutua dentro de uma caixinha transparente, e tem uma das extremidades pintada de vermelho que aponta sempre para o “Norte”. Isso ocorre porque a bússola funciona como um ímã que se orienta segundo o campo magnético da Terra.

Em caminhadas, a bússola mais usada é a transferidora (do tipo Silva), leve e precisa o suficiente para orientação e navegação básicas. Este modelo é ideal para ser usado com mapas, porque combina bússola, régua e transferidor num único instrumento, evitando que eles sejam carregados separadamente como era feito antigamente.

Publicado em Dicas